sexta-feira, 1 de maio de 2009

Enfim, os exames médicos



Pessoal,

Agora vou lhes contar em maiores detalhes sobre os exames médicos.

Enviamos os documentos no dia 8 de abril. Eles chegaram no consulado no dia 9 de abril, à tarde, de acordo com os Correios. O pedido de exames médicos foi postado pelo consulado no dia 23 de abril.

Foram menos de 3 semanas entre o envio dos documentos e o recebimento do pedido de exames médicos. E isso que contamos com 2 feriados no meio disso (sexta-feira santa e Tiradentes). Ou seja, foi muito rápido. Muito mais rápido do que poderíamos esperar. Que bom.

Mas antes de falar sobre os exames médicos, eu quero falar um pouco sobre os documentos.

Antes de preparar os documentos, eu consultei o consulado sobre a obrigatoriedade de fazer traduções e cópias autenticadas. Eu tinha ouvido de alguém que isso não era necessário. Consultei o consulado por e-mail. Eles me responderam que, se eu estava aplicando pelo consulado de SP, não era necessária tradução de nenhum documento. Além disso, não era necessário tirar cópia autenticada de documentos, nem do certificado do IELTS. E as certidões de antecedentes foram as da internet. Então, enviei os documentos sem tradução e sem cópias autenticadas. Apesar disso, muitas pessoas acharam que eu poderia ter problemas. Bem, o pedido de exames médicos é a certeza de que não há necessidade de gastar tanto dinheiro com isso, mesmo que o pdf que recebemos com o checklist diga que as traduções e cópias autenticadas são necessárias. Mas acho que o texto do checklist é padrão para todos os consulados do mundo. Portanto, sugiro para quem ainda não enviou os documentos, que envie um e-mail ao consulado e consulte-os sobre os procedimentos atualmente aceitos.

Outra coisa que tem no checklist é uma informação sobre a necessidade de pagamento da taxa de aplicação para skilled worker. Também consultei o consulado sobre isso. Eles me responderam que não era necessário pagar nada neste momento, uma vez que eu já havia pago na abertura do processo. Por via das dúvidas, enviei cópia do pagamento da taxa no banco e do protocolo de abertura do processo de imigração que recebi do consulado, onde consta o registro do pagamento da taxa.

Voltando aos exames médicos.....

Tão logo recebemos o pedido de exames médicos, minha esposa fez contato com o médico que, muito prestativo e atencioso, disse que tinha disponibilidade para a tarde do dia seguinte. Disse, ainda, que como éramos uma família, ia reservar a tarde somente para nos atender. Ficamos tão surpresos com toda essa rapidez que chegou a dar um frio na barriga. Ela ainda tentou jogar para a semana seguinte, mas ele insistiu em nos atender o mais rápido possível.

Ele pediu-nos para que levássemos 4 fotos de cada um, identidades ou passaportes, bem como suas cópias. Resolvemos levar também a carteira de vacinação das crianças.

Chegando lá, fomos muito bem atendidos pelo médico (por questão de coerência, também não vou colocar o nome dele aqui no blog). Ele foi muito atencioso e simpático. Ali pude perceber que realmente estava tendo um atendimento de padrão canadense, pois percebi em seu atendimento um comportamento totalmente ético e isento.

Depois de preencher uma ficha com um longo e detalhado questionário com perguntas sobre nossa vida (cirurgias, tratamentos, fumo, bebida, etc), fez o exame clínico (peso, altura, teste de visão, pressão arterial, etc). Logo após, nos entregou uma requisição para raio-x de tórax e uma requisição para exame de urina (EQU) e sangue (Anti HIV e Sífilis). Solicitou, também, cópias dos testes do "pezinho" e o apgar das crianças, bem como o último papanicolau da minha esposa. Como os laboratórios eram muito próximos, pudemos ir a pé e já fizemos todos os exames. Os resultados irão direto para o consultório dele. Ele mesmo enviará os exames pelo Correio. Pagamos R$ 200,00 por pessoa para o médico, mais R$ 100,00 de taxa de expedição.

Ele foi muito gentil ao nos dizer que poderíamos ligar a qualquer momento se houvesse qualquer dúvida.

Agora, gente, é aguardar o que Deus deseja para o nosso futuro e orar muito. Se não houver problemas, em breve devemos receber o pedido dos passaportes.

Realmente, quando abrimos este blog, a coisa esquentou. Nem tive tempo ainda de postar outros assuntos interessantes, mas na seqüência eu prometo que publico aqui para vocês, como por exemplo a nossa viagem para o Canadá no ano passado.

Abraço a todos os que estão na trilha da imigração, e que Deus os abençoe na busca de vosso sonho.

2 comentários:

  1. Que bom que deu tudo certo
    Fico feliz por voces
    Eu e meu marido estamos agora na ansiedade para que o pedido de exames venha logo se D-us quiser.
    Mandamos dia 22 de abril, sedex 10, mas os correios do RJ fez o favor de so entregar la no consulado dia 24...

    Tudo de bom

    Danielle

    ResponderExcluir
  2. Oi gente,

    Que ótimo que tudo correu e está correndo bem, graças ao bom Deus...
    Já, já chegará o tão sonhado pedido dos passaportes. Vai ser uma festa só...heeee!!!

    Estamos aqui na torcida e não se preocupe com o tempo de colocar mais posts, vcs terão a vida inteira lá no Canadá para contar tudo pra gente...hehehe

    Boa sorte!!!!

    Forte abraço,

    Rosi

    ResponderExcluir