sábado, 2 de maio de 2009

Canada Impressions - 1

Pessoal,

esse é o primeiro post que falarei sobre nossas impressões sobre o Canadá em nossa viagem do ano passado. Nosso primeiro assunto é sobre estradas. Rodamos mais de 2.500Km em estradas canadenses. Serviu para ter uma boa idéia. Rodamos nas províncias de Ontario e Québec.

Em todos os momentos, as estradas foram como nas fotos. Sempre com no mínimo 2 pistas de cada lado e paisagens muito coloridas e bonitas. Nenhum buraco ou imperfeição que pudesse ser relevante, o estado de conservação é excelente. Também excelente é a sinalização. Tanto para indicar aspectos relevantes no trecho, como velocidade máxima (em Km/h) e possibilidade de animais cruzarem a estrada, como para indicar trechos em obras ou saídas (exits) para cidades. A indicação das cidades normalmente vinha com informação sobre o nro de habitantes. As placas, geralmente, ou tinham os dizeres em francês e inglês numa mesma placa, ou tinham duas placas em sequência, uma em inglês e outra em francês com a mesma informação.



Ao longo da viagem, existem Centros de Serviço (Service Centre), onde podemos parar para lanches rápidos e reabastecimento. Normalmente, eram alternadas combinações de uma rede de combustíveis com uma rede de fast-food, como no caso da PetroCanada e a McDonnalds. A placa indicativa da existência de Centro de Serviço era seguida de uma outra placa indicando a que distância ficava o próximo Centro de Serviço, o que eu achei muito legal, pois serve para medir o tamanho da fome ou que espaço ainda temos na bexiga...hehehe.



Outro aspecto que salta aos olhos de um brasileiro dirigindo em estradas canadenses é a forma como os canadenses se portam nas estradas. Em nenhuma oportunidade eu recebi um sinal de luz ou algum veículo "grudou" na traseira pedindo passagem. Não vi, em nenhum momento, um motorista "costurando" na estrada, nem ultrapassando pela direita, nem pelo acostamento. As ultrapassagens não acontecem em grande velocidade. São lentas e por vezes é comum se deparar com a situação de andar lado a lado com um mesmo veículo por longos trechos. Há um respeito muito grande pela velocidade limite, e algumas vezes vi policiais com radares móveis.


Como a maioria dos veículos tem transmissão automática, creio que todos usam o chamado "piloto automático", controlando num botão o acréscimo ou redução de velocidade, sem usar o acelerador.


Para não dizer que tudo foi perfeito, teve um momento da viagem que um motorista de caminhão saiu do acostamento, entrando repentinamente na pista da direita, bem na minha frente. Levei um susto e tive que diminuir bruscamente a velocidade. Mas quando vi que um canadense passou por ele e buzinou reclamando da atitude do caminhoneiro, fiquei satisfeito em saber que não fui o único a me indignar e que canadense também buzina (não tinha ouvido nenhuma buzina até então).



E para finalizar, outra coisa que surpreende também é a quantidade de pedágios: NENHUM. Bom, esse é um dos motivos pelos quais os canadenses tem um imposto não muito baixo, mas não reclamam, pois percebem que seus impostos retornam para o bem comum.

2 comentários:

  1. Lindas fotos!
    Ano passado também passamos por uma aventura destas, dirigindo ida e volta , Calgary - Vancouver, em 2 caminhos diferentes. Nunca vi tanta paisagem bonita e tanta estrada boa for free.
    Desejo a voces tudo de bom na finalização do processo que será em breve. Eu continuo no aguardo do pedido de exames.

    Tudo de bom

    Danielle

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  2. Hummmm, fiquei com uma vontade enorme de viajar...aiai
    Pelo que vc contou, vou adorar dirigir no Canadá, sou super tranquila no trânsito e odeio gente apressadinha sem motivo. Pra mim os únicos veículos que podem correr um pouco mais e exigir passagem são ambulâncias e viaturas policiais, mais ninguém... Ainda mais se eu já estou no limite de velocidade da rodovia.
    Dirigir no Brasil é uma piada mesmo, ainda mais se for aqui em sampa... socorro

    abração,

    Rosi

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